terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Aratiba tem o melhor desempenho na Educação Infantil da região

Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) divulgou a Radiografia da Educação Infantil, sobre a situação dos municípios gaúchos

 Escolaeducacaoinfantil1
  
Nesta terça-feira, 06 de dezembro, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) lançou a nova edição da Radiografia da Educação Infantil no Rio Grande do Sul. O estudo tem como base dados de 2015, e traça um panorama da situação da oferta de vagas na educação infantil pelos Municípios gaúchos.
O ranking aponta que Aratiba tem o melhor desempenho entre todas as 32 cidades da região Norte do Estado.
O Município pelo segundo ano consecutivo mantém o primeiro lugar na região e o 88º no Estado, com taxa de atendimento de 71,13%. A média do RS é de 48,13%.
A educação infantil é responsabilidade dos municípios. Para crianças de até três anos, o Plano Nacional da Educação (PNE) determina que até 2024 metade dos meninos e meninas nesta faixa etária precisam estar matriculadas nas creches. Para a população de quatro e cinco anos, a matrícula é obrigatória na pré-escola. O PNE diz que, a partir de 2016, todas as crianças precisam estar frequentando a pré-escola.
No entanto, ainda estamos longe disso. Segundo a pesquisa do tribunal, apenas 19% dos municípios gaúchos cumprem a meta.
Das 497 cidades gaúchas, apenas 147 já atingiram a meta de atendimento de 50% das crianças de 0 a 3 anos. No que tange a faixa etária de 4 a 5 anos, 94 Municípios já alcançaram a meta estabelecida pelo Plano.
Para a secretária da Educação, Rosângela Matté Poletto, esse desempenho se deve ao trabalho em  equipe,  investimentos feitos pela Administração Municipal,  como ampliação do espaço físico, equipamentos, materiais pedagógicos diferenciados e formação dos profissionais, destacando a qualidade dos profissionais e a  dedicação com o que desempenham suas funções. Dessa formação tivemos a confiança da comunidade.










Nenhum comentário:

Postar um comentário