segunda-feira, 17 de abril de 2017

PROJETO ACOLHIMENTO

O início da fase escolar é caracterizado pela adaptação da criança em três níveis: emocional, social e intelectual. Ela precisa estar intelectualmente pronta para o convívio com outras crianças e para o início da aprendizagem formal.
A maior compreensão é a confiança que é incutida na criança pelos pais e responsáveis, que vão acentuando seu controle, fazendo com que esteja razoavelmente pronta para se separar da mãe na porta da escola e tenha certeza que ela estará ali de novo na hora da saída.
      A participação da família nesta etapa é decisiva e por isso deve ser encarada com tranquilidade, paciência, e segurança. A escola deve ser tratada em casa como amigo positivo, que diverte, desenvolve e ensina.
        Com a ida á escola, começa uma fase nova na vida de uma criança, portanto Pais e Professores constituem elementos essenciais de apoio, para que a criança possa superar as dificuldades típicas e comuns dessa fase de suas vidas.
Durante este período é comum que todos se sintam ansiosos, e para que tudo caminhe da melhor maneira possível é fundamental desenvolver um trabalho que facilite a transição do ambiente familiar ao escolar, proporcionando um ambiente agradável e acolhedor, cheio de afeto, amor e limites, com atividades prazerosas e estimulantes para que aos poucos a criança possa perceber como é gostosa essa nova etapa de sua vida.

       






































Nenhum comentário:

Postar um comentário