quinta-feira, 17 de outubro de 2019

“Formação de Mediadores de Leitura Para Escolas Públicas e Aquisição de Acervo Bibliográfico”

Não se formam bons leitores se os estudantes não têm um contato íntimo com os livros e há inúmeras maneiras de se fazê-lo. O importante é que o material escrito, ou melhor, os livros sejam apresentados aos alunos e que estes sejam interessantes e despertem a curiosidade das crianças.
 Fundamental na formação do indivíduo, o hábito da leitura na infância ajuda a despertar na criança o senso crítico, além de auxiliar o aprendizado. “A base do pensamento é a linguagem e a literatura fornece à infância alimentos primordiais para seu desenvolvimento: palavras significantes e imaginação”, diz o escritor e doutor pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – USP, Ilan Brenman.
De acordo com a escritora e especialista em literatura infantil e juvenil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Flávia Côrtes, a criança adquire mais facilmente o conhecimento, além de se comunicar melhor. “A leitura em geral faz o indivíduo crescer, experimentar mundos novos, sensações, sentimentos”, afirma. Assimo hábito de ler deve ser estimulado na infância, idade em que todos os hábitos se formam, para que a criança aprenda desde pequena que ler é algo importante, prazeroso e dinâmico. Desenvolver o interesse e o hábito pela leitura é um processo constante, que começa muito cedo, em casa, aperfeiçoa-se na escola que continuará pela vida inteira.
Sabemos que o desinteresse pela leitura, acarreta grandes problemas futuros. Daí o grande papel do pedagogo, devemos cada vez mais incentivar a leitura infantil, nas escolas. Mostrando às crianças que a partir da literatura infantil que se desenvolve imaginação, e se a leitura for implantada desde cedo com ajuda do pedagogo, pode-se adquirir diversos conhecimentos além de desenvolver várias habilidades e competências.
O Projeto de Formação de Mediadores/Incentivadores de Leitura para o Município de Aratiba/RS, pretende qualificar os pedagogos que atuam na educação infantil, de modo que os mesmos possam ajudar os estudantes da educação infantil a criar uma percepção positiva em relação à leitura, à literatura e ao livro, incentivando a criação do hábito de leitura. 























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