segunda-feira, 15 de junho de 2020

MATERNAL II - ATIVIDADES REALIZADAS DE 1º A 04 DE JUNHO DE 2020


   CUIDADOS COM O MEIO AMBIENTE


Com o intuito de trabalhar o meio ambiente e a preservação da natureza, a valorização da água, a divisão do lixo (coleta seletiva e reciclagem) e os animais de todas as espécies. Porque vivemos em um mundo em que é preciso “cuidar” do meio ambiente. Então precisamos plantar a semente da conscientização desde já, para que as crianças de hoje sejam os conscientes adultos de amanhã.
Este projeto tem como objetivo conscientizar as crianças da importância de cuidarmos do meio ambiente, apresentando a natureza com suas belezas, curiosidades e fragilidades, mostrando lados negativos e positivos da ação do homem e valorizando dessa forma a preservação.

Atividade 01: Plantar uma mini-horta ou fazer um boneco ecológico

Fazer com as crianças uma pequena horta de chás, temperos e pequenos frutos como morango e tomate cereja é uma atividade simples, mas cheia de significado! É possível envolver as crianças em todo o processo, desde a preparação dos vasos, da terra, o plantio até a colheita. É uma experiência que possibilita mudar a maneira como a criança olha para o alimento! Ou confeccionar um boneco ecológico. Que pode ser feito com uma meia e serragem ou plantado em potinhos de iogurte ou até mesmo em casquinhas de ovos. Plantar sementes de painço, alpiste entre outras.  Podem-se fazer carinhas para decorar o boneco. Além de terem o contato direto com a natureza, as crianças aprenderão sobre o ciclo da planta. É preciso lembrar-se de regar, o que faz a criança ter responsabilidades. São atividades que despertam a curiosidade das crianças para a importância do meio ambiente em suas vidas.





















Atividade 02: Passeio nos arredores de suas casas


A fim de oportunizar às crianças experiências concretas com relação ao local em que vivem levá-las para caminhar nos arredores de casa para observar como está o ambiente que as cerca. Natureza, construções, lixo, poluição.
Desenhar o que observou.






Nenhum comentário:

Postar um comentário