segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Festa Junina na sala de aula

 


Viva São João!

      As festas juninas estão entre as mais antigas e características tradições da cultura brasileira. Além de diversas brincadeiras também é conhecida por suas guloseimas e pratos típicos, decoração e vestimenta. A festa junina combina elementos culinários e culturais e por isso, é tida como tipicamente brasileira: resultado de várias misturas. É popularmente encarada como uma homenagem ao estilo de vida rural e interiorano por parte dos habitantes das grandes cidades, e para os rurais, é uma das comemorações e símbolo máximo da cultura caipira. Trazendo diversos elementos lúdicos e um universo rico em cores, luzes, símbolos e tradições, a festa junina certamente é um dos temas mais divertidos para se trabalhar em sala de aula com os alunos, porém em tempos de pandemia essa comemoração se torna um pouco diferenciada, mas não esquecida!!

       A criatividade e o empenho dos profissionais da Escola Municipal de Educação Infantil Pingo de Gente, fizeram toda a diferença para que a comemoração junina não passasse em branco, tendo em vista que esta data faz parte do cotidiano escolar.  A festança aconteceu nos dias 24 e 25 de junho, em cada turma, em sua sala de aula, com divisão em grupos menores de alunos para que todas as crianças pudessem participar!  Para que as crianças pudessem vivenciar a diversidade cultural por meio da música, dança e brincadeiras, as atividades foram organizadas com muito carinho, tomando todos os cuidados de higienização e distanciamento social, além do uso de máscara por todos os profissionais.

      A diversidade cultural é importante para o desenvolvimento integral das crianças, desse modo, a dança, a música e as brincadeiras possibilitaram que a diversão da criançada pudesse se transformar em atividade pedagógica utilizando o corpo para manifestar, produzir e ampliar seu repertório cultural.

      Aproveitar esses momentos e ensinar fatos históricos e elementos culturais, facilitam e enriquecem o trabalho pedagógico, deixando-o mais eficiente em todos os sentidos e consequentemente muito mais atrativo e divertido para as crianças pois dá um sentido para o convívio e a troca de experiências e com o envolvimento de todos, ela criará memórias que efetivarão o que foi construído e aprendido. Além disso, a festa junina contribui para desenvolver habilidades socioemocionais nas crianças, pois ao possibilitar a integração entre os alunos, essa festividade estimula competências importantes para a sociabilização, como a cooperação, a paciência e o respeito. O trabalho com elementos de culturas e regiões diferentes permite desenvolver a afinidade e a noção de alteridade, bem como a tolerância de nossas crianças.

      Através desta comemoração a Escola Municipal de Educação Infantil Pingo de Gente aproveitou  as possibilidades que o momento permitiu para explorar a temática e valorizar a cultura através de momentos de muita diversão e aprendizado... pois a Festa Junina vai muito além de pipoca e quadrilha. Festa Junina é aprendizado, é confraternização, e, principalmente, é resgate e valorização cultural.


























Nenhum comentário:

Postar um comentário