quinta-feira, 3 de dezembro de 2015



TRABALHANDO AS DIFERENÇAS EM SALA DE AULA

Todos nós temos uma história de vida, com características pessoais e crenças. Na verdade, somos todos diferentes. Cada indivíduo com suas peculiaridades, raça, credo, política, valores e costumes. Somos um povo diferente e, portanto, precisamos conviver com as diferenças da melhor forma possível. O respeito ao outro e as suas peculiaridades é fundamental, pois através deste respeito temos a possibilidade de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa.
Assim sendo, cada vez mais, a sociedade deve concentrar forças para a difícil tarefa de ofertar uma educação justa, de qualidade e que respeite as diferenças de cada sujeito. Toda instituição de ensino é um espaço onde se encontra uma das maiores diversidades culturais, precisamos aproveitar este espaço para construirmos problematizações que nos levem ao estudo das diferenças e ao direito de igualdade social de todos.
 Conhecer as várias etnias e culturas, valorizá-las e respeitá-las. Repudiar a discriminação baseada em diferenças de raça, religião, classe social, nacionalidade e sexo. Reconhecer as qualidades da própria cultura, exigir respeito para si e para os outros são ações que valorizam as diferentes etnias e culturas que devem, sim, fazer parte do dia-a-dia de todas as escolas. Mas isso não é tudo. É preciso que os estudantes aprendam a repudiar todo e qualquer tipo de discriminação, seja ela baseada em diferenças de cultura, raça, classe social, nacionalidade, idade ou preferência sexual, entre outras tantas.
Com o objetivo de estimular o entendimento e o respeito entre os seres humanos de identidades étnicas diferentes, resgatando a contribuição dos diferentes povos na história do Brasil, os estudantes de todos os níveis realizaram diferentes atividades como artesanato, pintura, desenho, visitação à Mostra de Cultura Afro-brasileira e africana, dentre outras.

Contação da história e confecção das Bonecas Abayomis com retalhos de roupas

 
 


Contação de história e confecção da "Menina bonita do laço de fita" com Biscuit

 



 

 


Visitação da Mostra da Cultura Afro-brasileira e Africana


 


 



Cultura indígena e confecção de utensílios de argila 



  

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário