sexta-feira, 30 de novembro de 2018

CONTOS, ENCANTOS E O MUNDO DA IMAGINAÇÃO

Os contos estão envolvidos no maravilhoso mundo das crianças e partem de uma situação real e concreta, para proporcionar emoções e vivências significativas. Neste gênero aparecem seres encantados e elementos mágicos pertencentes a um mundo imaginário que todas as crianças se encantam. Essas histórias fazem parte da infância, e despertam a imaginação, criatividade e a fantasia. Por meio dos contos as crianças aprendem, ampliam o vocabulário, conhecem culturas e saberes. Mais do que isso, se tornam protagonistas neste processo, trazendo para a sua própria vida e promovendo a fantasia.
Ouvir um conto proporciona a resolução de conflitos internos, traz a memória sentimentos já vividos (solidão, alegria, medo, etc) e insere as crianças ao mundo leitor, onde as letras antes vistas como desenhos, passam a fazer sentido e entram em sintonia, formando assim palavras.  A literatura infantil e principalmente os contos de fada podem ser usados para ajudá-los a reconhecer o mundo em que estão inseridos e com qual divide seus ganhos e suas perdas, seus valores morais e éticos. A leitura é uma atividade permanente da condição humana, uma habilidade a ser adquirida desde cedo e treinada em várias formas.
É visível o prazer que as crianças têm, desde muito cedo, em ouvir histórias e narrativas que facilitam a aproximação e o fortalecimento dos vínculos afetivos e que trazem avanços positivos no seu desenvolvimento global.  Por isso, sentimos a necessidade de desenvolver com nossas crianças, na sua fase infantil, um projeto que lhes dê oportunidade de construir, criar, imaginar e fantasiar através de contos e das histórias infantis.






















































Nenhum comentário:

Postar um comentário