Recordar brinquedos e
brincadeiras antigas, muitas vezes nos faz lembrar de tempos difíceis em que
havia poucos e raros brinquedos. Isto pode ser levado em conta diante da
variedade de brinquedos que dispomos hoje. Reportamo-nos ao tempo em que era
mais valorizado o processo de construção e reconstrução de brinquedos e
brincadeiras, onde o mais importante não era o produto final, aquele pronto e
acabado.
Antigamente as crianças
não tinham tantos brinquedos como as de hoje e, por isso, tinham que usar mais
a criatividade para criá-los. Usavam tocos de madeira, pedrinhas, legumes e
palitos para fazer animais, além de brincadeiras como amarelinha, cinco Marias,
bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, empinar pipa, dentre
várias outras e, assim, se divertiram por décadas e décadas.
Sendo assim,
concordamos que as brincadeiras tradicionais infantis são fontes enriquecedoras
enquanto resgate da cultura e prática do lúdico na constituição de grupos. A
brincadeira tradicional infantil, uma das representações folclóricas, baseadas
na mentalidade popular, expressa-se, sobretudo pela oralidade, é considerada
como parte da cultura popular.
A proposta deste projeto
visa resgatar e desenvolver com os alunos brinquedos, brincadeiras, cantigas e
jogos antigos, a fim de conservar a memória e o prazer proporcionado por estas
brincadeiras, possibilitando às crianças conhecimento de que brincar não é
apenas manusear objetos e jogos eletrônicos, e sim participar da construção do
brinquedo, interagindo com os colegas e familiares nas brincadeiras e
desenvolvendo valores importantes na formação do ser humano.
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