segunda-feira, 28 de junho de 2021

RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS

 

QUERIDAS FAMÍLIAS...

O ano de 2020 ficará marcado. De forma ou de outra, todos os setores da sociedade tiveram de se reinventar. De repente, desafios que até então não pareciam tão imediatos, vieram à tona. Não seria diferente na educação. E agora nos vemos impelidos a imaginar novos modelos para uma escola pós-pandemia. Com o retorno das aulas presenciais a escola também está se adequando às novas necessidades a fim de garantir a segurança e a saúde dos pequenos, mantendo todos os cuidados com a higiene no ambiente escolar, com o uso de máscaras, higienização das mãos e cuidados especiais com a alimentação infantil. 

A adaptação ao contexto de distanciamento social não foi fácil. E agora surgem novos desafios que poderão ser ainda maiores para as escolas. Afinal, como esperar que alunos se comportem diante de uma escola que eles conheciam tão bem e que agora está cheia de novas regras a serem cumpridas?  Eles enfim verão seus colegas que não viam há um tempo, mas não poderão se abraçar ou tocar. O mesmo serve para trabalhos colaborativos: somente mantendo a distância. E como não mencionar as práticas de medição de temperatura ao entrar, ou higienização constante?

A escola pós-pandemia, com o retorno das aulas presenciais, exigirá mudanças não apenas curriculares. Mas também mudanças de socialização — algumas temporárias, outras nem tanto. Como tornar essa transição o mais tranquila possível e certificar-se de que os alunos se adaptem sem comprometer seu desenvolvimento? Nesse novo cenário, toda a comunidade escolar estará enfrentando uma situação pela qual não só nunca passou antes, como também não estava preparada para passar.

Além disso, as mudanças de rotina que ocorreram, na vida das crianças e na vida dos pais, irão novamente se transformar. Se foi difícil de repente estarem todos em casa, mudar a rotina novamente, e se ausentar da segurança que o lar representa, pode também gerar alguns impactos. Principalmente aos menores, todo um período de readaptação à escola e de afastamento dos pais terá que ser feito novamente.

Neste momento, os pais devem ser grandes aliados da escola, e essa parceria é fundamental para que tudo dê certo, tanto em relação aos cuidados necessários para que a pandemia se mantenha controlada, como para que as questões emocionais das crianças possam ser trabalhadas.

Contamos com a colaboração de todos e desejamos um bom retorno às nossas crianças!!! Sejam todos bem-vindos!

Com carinho... Equipe Pingo de Gente/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário